Quanto vale ou é por kilo?
O filme nos mostra que desde meados dos seculos as as relações capitalistas e de poder imperam até hoje,infelizmente em pleno século 21 o mais rico domina o mais pobre.
Podemos dizer que isso é uma herança maldita desde os tempos da escravidão,onde os negros eram tratados como obejtos pelos poderosos senhores.
E hoje apesar da "dita" evolução,não é muito diferente.
Quando os escravos foram "libertos",eles não tinham para onde ir,sem dinheiro,sem prespectiva,sem nada,o que lhes restou foi migrar para lugares sem qualquer tipo de condição humana;assim foram se amontoando e criando favelas,o que hoje conhecemos como comunidades.
A criação de ONGS,foi uma forma que algumas pessoas viram para ajudar a essas pessoas.Já que o Estado,não faz a sua obrigação social.
Porém no filme vemos uma realidade que está por tras deste "ato de caridade"...a maior parte dessas organizações,estão enterradas em fraudes e falcatruas,na verdade lucram com a miséria.Sim,a miséria da lucro.
Vemos claramete a ausencia do Estado,pois para eles é mais facil tercerizar uma obrigação do que fazer,e isso da abertura para que pessoas roubem,se aproveitem e faturem as custa do dinheiro publico,do nosso dinheiro.
A questão do emprego também é destaque,já que a industrialização exige cada vez mais qualificação,assim,pessoas "se matam" para conseguir uma vaga de gari.
O que também marca é que o governo está preocupado em construir presidios em vez de construir escolas;é uma clara alusão de que o Governo quer que o povo continue "cego" para a dura realidade que estamos vivendo.
É como nos tempos da escravidão,na verdade pouca coisa mudou,pois até hoje o governo se comporta como nosso senhor soberano,fazendo um assistencialismo barato,com o nosso dinheiro,mas nunca em nosso real beneficio,e sim nos seus próprios e o da burguesia.