Pós segurança pública
Uma excelente política de segurança pública não basta, para que alcancemos índices menores de criminalidade, é necessário ir muito mais além. É de suma importância, que haja em diversos setores da sociedade programas complementares. Entendo que sem um projeto bem sustentado, dirigido, principalmente, aos mais jovens, a batalha contra a violência continuará muito difícil de ser superada.
Nossas crianças e adolescentes precisam, principalmente de educação de qualidade e não só de educar por educar, além de estímulo e acesso à cultura e ao esporte de forma continuada. Medidas como: escolas em turno integral, projetos que agreguem comunidade e escola inclusive nos finais de semana, inclusão no currículo escolar de cursos profissionalizantes, programas para a contratação desta mão-de-obra, podem ser determinantes na vida de jovens menos favorecidos
A reestruturação da polícia é outro fator fundamental, é preciso aumentar o contingente de forma inteligente, é necessário um quadro de policiais com mais preparo intelectual. Não obstante, também é necessário reequipa-los, melhorar e aumentar planejamento e controle e deve haver supervisão contínua, pois compreendemos o quão grande são os índices de corrupção policial no Brasil.
Para alcançarmos nosso objetivo, não pode deixar de haver mudanças em nosso sistema prisional. Como está atualmente com superlotação, com falta ou ineficiente segregação de criminosos de acordo com o periculosidade do crime cometido e ociosidade, tem efeito reverso ao esperado, ao invés de ressocializar o preso a sociedade, o faz aprofundar sua relação com o crime.
É necessário um estudo muito mais profundo sobre o assunto, serão necessárias muitas outras medidas e complementações, além de parcerias entre diversos áreas e setores para que consigamos mudar nossa realidade atual.