Pós graduada
Evangelista, Lucineth Cyles
Lima, Luciana de
RESUMO
Os avanços tecnológicos em Neonatologia vêm beneficiando os recém-nascidos que necessitam de um acesso venoso seguro. Objetivou-se investigar a atuação do enfermeiro no cuidado com o Cateter Central de Inserção Periférica (PICC/CCIP) na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Palavras-chaves: Recém nascido,Cateter, Neonatal.
Technological advances in neonatology have benefited from newborns who need a safe venous access. Aimed to investigate the nurse's role in caring for the catheter peripherally inserted central (PICC) in the Intensive Care Unit Neonatal. Keywords: Newborn, catheter, Neonatal.
Los avances tecnológicos en neonatología se han beneficiado de los recién nacidos que necesitan un acceso venoso seguro. Tuvo como objetivo investigar el papel de la enfermera en el cuidado del catéter central de inserción periférica (PICC) en la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatal.
Palabras clave: Recién nacido, catéter, neonatal.
INTRODUÇÃO
O cateter venoso central de inserção periférica (PICC) é um dispositivo intravenoso inserido através de uma veia superficial da extremidade e progride, por meio de uma agulha introdutora e com a ajuda do fluxo sangüíneo, até o terço médio distal da veia cava superior ou da veia cava inferior, quando inserido pela veia safena, adquirindo características de um cateter central.
OBJETIVO
O objetivo do presente estudo foi abordar as principais complicações do uso do PICC Muitas complicações foram atribuídas a uma técnica asséptica e manipulação do dispositivo inadequadas. Assim, para que o sucesso desta prática seja alcançado é necessário que os profissionais busquem o conhecimento técnico e científico por meio de treinamentos e habilitações, para evitar complicações e saber intervir diante de problemas já instalados, não se esquecendo de