Pêndulos
Introdução
Este trabalho aborda o tema pêndulos ,idéia que teve origem através da curiosidade que despertou em Galileu Galilei, explica os experimentos que foram realizados para chegar no resultado da oscilação do pendulo com uma breve explicação dos dois principais pêndulos(simples e cônico).
Pêndulo
A mais de três séculos ,na Itália, Galileu Galilei teve sua atenção despertada através do movimento oscilatório(oscilava de um lado para o outro,como se fosse um pendulo) de um lustre da Catedral de Pisa. O lustre foi parando aos poucos por causa do atrito do ar,Galileu percebeu que a oscilação do lustre ocorria sempre com a mesma duração e o seu movimento permanecia constante.Galileu construiu diversos pêndulos para realizar seu experimentos,então,constatou que se pode relacionar o período de oscilação com o comprimento do fio que suspende o corpo oscilante do pendulo.
Pêndulo Simples
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa . A extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente , com amplitudes pequenas . Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico.
Pêndulo Cônico
É um corpo suspenso por um fio descreve um movimento circular num plano horizontal, com velocidade angular
Conclusão Com este trabalho pode-se ter um conhecimento sobre os pêndulos ,seu surgimento e como funciona sua oscilação.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%AAndulo acessado em 19/11/2013. http://www.mundoeducacao.com/fisica/rotor-pendulo-conico.htm acessado em 19/11/2013.