Psicologia
Psicologia 4° Período Noturno
Aline Luce Andrade
Deiziene de Jesus
Homero Avelar Sena
SEXUALIDADE E PUBERDADE
(Iniciando a adolescência)
Betim
Maio/2014
Aline Luce Andrade
Deiziene de Jesus
Homero Avelar Sena
SEXUALIDADE E PUBERDADE
(Iniciando a adolescência)
Trabalho apresentado à disciplina de Desenvolvimento humano II do curso de Psicologia na Faculdade Pitágoras de Betim.
Orientadora: Prof.: Mônica Eulália da Silva
Betim
Maio/2014
RESUMO
...
ORGANIZAÇÃO GENITAL INFANTIL
(Uma Interpolação na teoria da sexualidade segundo Freud)
A partir do texto Organização Genital Infantil (Freud,Sigmund, 1923 p. 157-161). O texto faz observações a fim de reparar a negligência no campo do desenvolvimento sexual infantil. A ênfase inicia-se sobre uma descrição da diferença fundamental existente entre a vida sexual das crianças e dos adultos; a escolha de um objeto, a ser característica da fase puberal do desenvolvimento.
A única diferença está no fato de que na infância a combinação dos instintos parciais e sua subordinação sob a primazia dos genitais só foram efetuadas muito incompletamente ou não o foram de forma alguma. Assim, o estabelecido desta primazia a serviço da reprodução a última fase através da qual passa a organização da sexualidade. “Freud,Sigmund,1856-1939, 157-158”
A organização pré-genital da libido é bifásica. A característica principal dessa “organização genital infantil” é sua diferença da organização genital final do adulto. Ela consiste no fato de que, para ambos os sexos, entra em consideração apenas um órgão genital “Freud,Sigmund,1856-1939, 158”, o masculino, a primazia do falo. Este estado é descrito apenas para crianças do sexo masculino, o da menina até o momento não foi descrito.
O menino percebe sem dúvida a diferença entre os homens e as mulheres, porém não é de início. Para ele todos os seres vivos