Psicologia Organizacional
As organizações funcionam como uma família, sendo assim é necessário que todos tenham compromisso com a meta, seguindo seu líder, mas acredito que não seja apenas seguir e sim compartilhar, nos dias de hoje temos que construir relações de segurança, pois a partir dela podemos formar um conjunto determinado para alcançar o objetivo com eficiência.
Nas organizações existe os lideres e seus seguidores, onde trabalham em busca de alcançar as metas estabelecidas, o líder precisa ser influente em seu grupo, para conseguir levar todos juntos em busca de resultados melhores. O comportamento do líder contemporâneo é bem mais complexo que o usado anteriormente, pois o líder precisa entender o seu grupo como um todo fazendo todos trabalharem em prol de um objetivo.
Antes o líder tinha uma figura rígida, hoje um líder precisa ser inspirador , em uma experiência minha como auxiliar de produção em uma fabrica do ramo alimentício tive um exemplo de liderança ao meu lado, minha encarregada, ela era determinada e sempre conversava e buscava a opinião do grupo, tendo assim uma relação de extrema confiança, pois ela sabia que mais tarde iria precisar de um esforço maior dos colaboradores e tendo essa aliança com eles poderia ser vantajoso para todos, pois o ideal era adquirir conhecimento para juntos conseguirmos melhorar o processo, todos em busca do mesmo objetivo qualidade total.
Qual o papel do psicólogo?”
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral.
Se ele atua em uma empresa por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.
Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados