Psicologia nas organizações
R: Os primeiros assuntos relacionados a psicologia, foram através dos filósofos gregos a cerca de 200 anos. Apenas com as transformações na maneira de pensar e com a revolução cientifica, é se notou a necessidade de estudar a psicologia como ciência e não como uma questão religiosa. No Brasil os primeiros cursos de formação psicológica surgiram em 1950 e somente em 1962 é que foi regulamentada através de uma lei Federal como profissão.
2 – Qual é o objetivo de estudo da psicologia?
R: Enquanto ciência tem por objetivo explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e como pode interpretar e conhecer o mundo em que vive ( aí incluídas a interação dos indivíduos entre si, a interação com a natureza, com os objetos e com os sistemas sociais, econômicos e políticos dos quais façam parte).
3 – Descreva os 3 principais filósofos e suas respectivas contribuições para psicologia
R: a) Sócrates: Em psicologia, Sócrates professa a espiritualidade e imortalidade da alma, distingue as duas ordens de conhecimento, sensitivo e intelectual, mas não define o livre arbítrio, identificando a vontade com a inteligência.
b)Platão: Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira, é a realidade, mais concreta, permanente, imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis. C) Aristóteles: A sua contribuição para a Psicologia é que ele acreditava que existia uma essência ao corpo, algo que o movia e que possibilitava a perfeição maior: a alma. No homem, a alma, também tem a marca da inteligência, que assimila tudo independente do corpo. Ele fundou a abiogênese, que acreditava que um ser nascia de um potencial de vida, sem que um outro ser precisasse gerá-lo, com exceção do homem.
4 – O que é a teoria Dualismo? Qual a