Psicologia Aplicada
Entender um texto é ser capaz de dividi-lo em partes. Todo texto é feito seguindo um esquema lógico de pensamento. Principalmente os exigidos em concursos, que são os mais técnicos. É importante tentar não seguir a velha receita dos textos dissertativos: introdução, argumentação, conclusão e por aí vai. A maioria segue estes preceitos, mas nem sempre resolve a questão.
A idéia é desmembrar o texto em setas, esquemas e desenhos. Português usa rascunho. Use uma parte em branco para entender como uma coisa se liga à outra. Português é português e todos sabemos que a linguagem escrita não possui equações, mas é importante imaginar o texto como uma grande fórmula que precisa ser quebrada.
Se conseguirmos entender o texto desta forma, fica mais fácil responder às questões, porque somente uma alternativa corresponde com o esquema que fizermos.
Cada leitor possui o seu timing, a sua forma de entender um texto. Mas é preciso procurar, em cada parágrafo, duas coisas: o tema, que é a sentença principal, aquilo que realmente é o assunto do parágrafo; e a rema, que é o desenvolvimento desta idéias, aquilo que a explica, aquilo que fica subordinado à afirmação anterior.
É importante ver se o rema é positivo ou negativo ao tema. Geralmente o rema é a opinião do autor e o tema é a realidade que o autor põe em questão.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DE GOIÁS
Agropecuaria & Mineração nos séculos XIX e XVIII O processo de desenvolvimento econômico se caracteriza por aspectos qualitativos da economia, contudo seja de grande importância, para tanto, o crescimento econômico das regiões. Em Goiás a sua formação econômica se relaciona com a mineração e com a agropecuária, nos séculos XVIII e XIX, e mais recentemente com a construção de Goiânia e com um governo planejado, no caso Mauro Borges. O PIB goiano cresce acima da média nacional, porém altamente concentrado em poucos municípios. Alguns indicadores sociais apontam para a melhoria