psicodrama
Criado por Jacob Levy Moreno, aluno de Freud, o psicodrama tem uma longa trajetória até o seu nascimento, que está datado entre os anos de 1922 e 1924. Moreno é Romeno e começou seus estudos na Áustria, primeiro cursando Filosofia e depois Medicina.
Desde sua infância, sentia nas encenações próprias o princípio do psicodrama. Apaixonado pelo teatro, pela filosofia e por trabalhos comunitários de recreação, Moreno via outras técnicas como precursora do psicodrama, como por exemplo a inversão de papéis.
Veremos, nessa pesquisa um pouco sobre a história do psicodrama, quais as patologias que o psicodrama ajuda a tratar, quais as funções de cada pessoa neste tratamento e quais as técnicas empregadas em cada parte do tratamento para que se obtenha um melhor resultado. Também estudaremos um pouco sobre psicodrama bipessoal, e seus tratamentos.
Capítulo 1 - Historia do psicodrama: da evolução do criador à evolução da criação
1.1 - O criador do Psicodrama
Jacob Levy Moreno nasceu em Bucareste, na Romênia em 18 de maio de 1889 e faleceu em Beacom, nos Estados Unidos em maio de 1974, no instituto Moreno de Nova York. Era o primogênito. Seu pai era judeu de origem espanhola.
A família emigrou sucessivamente para a Turquia e para as margens do Rio Danúbio, local onde Moreno viveu até os cinco anos de idade. Em 1895 a sua família radicou-se na Áustria em Viena, onde Moreno estudou filosofia e medicina e desenvolveu as suas primeiras experiências com o teatro espontâneo até o ano de 1924.
1.2 - Concepções do psicodrama
Moreno conta que aos quatro anos e meio organizou uma brincadeira com algumas crianças no porão de sua casa empilhando cadeiras sobre uma mesa para brincar de ser Deus, seus amigos faziam o papel de anjo e incentivaram para que ele voasse até o chão, ação dramática assumida pelo protagonista embalado pelos sonhos de ser Deus. O resultado dessa brincadeira foi uma fratura no braço. Essa experiência