psiclogia
Órgão que processa informação. Um encéfalo humano pode pesar até 1,4 kg e é um dos órgãos maiores do corpo. Está dividido em três regiões — o cérebro anterior ou prosencéfalo, o cerebelo e o tronco cerebral.
A semelhança da espinal medula o encéfalo é constituído principalmente por substância cinzenta, e substância branca, dispostas em camadas distintas.
Tronco cerebral
Parte do encéfalo ligada à espinal medula. O tronco cerebral equivale ao “autopiloto” do nosso corpo. Controla as funções essenciais à vida, tais como a respiração, o ritmo dos batimentos cardíacos e a tensão arterial. A parte inferior é denominada bulbo raquidiano ou medula oblongata; mantém as funções vitais e é o ponto em que se entrecruzam muitas fibras nervosas. Mais acima há uma dilatação chamada ponte de Varólio que transmite informação entre o encéfalo e a espinal medula. A parte superior é o mesencéfalo que intervém em muitos reflexos.
Cerebelo
Parte do encéfalo que coordena os movimentos subconscientes. O cerebelo assegura o equilíbrio do corpo e a coordenação dos movimentos. E constituído por milhões de neurônios agrupados em duas metades, ou hemisférios, e pesa cerca de 10 por cento do peso do encéfalo. O cerebelo recebe constantemente informações atualizadas acerca da posição e movimentos do corpo. Emitindo sinais para os músculos, controla a postura corporal e o equilíbrio dos movimentos.
Cérebro anterior
Parte do encéfalo que intervêm na homeostasia, emoções e ações conscientes.
A maior parte é formada pelo cérebro, onde se situa o pensamento consciente. Escondidas sob o cérebro há duas massas muito mais pequenas, o hipotálamo e o tálamo.
Cérebro
Parte do encéfalo que intervém nas emoções e pensamento consciente.
O cérebro pesa cerca de 85% do total do encéfalo. Consiste em duas metades, denominadas hemisférios cerebrais, formadas por giros ou circunvoluções, pequenos regos menos profundos chamados sulcos e regos mais profundos, ou fissuras. A camada exterior