Pré Projeto Análise de plano de mídia para empresas de pequeno porte e pequenas verbas
O planejamento de mídia é fundamental para alcançarmos de forma eficiente o publico alvo escolhido pelas empresas, porem umas das perguntas mais frequentes é: Qual o valor necessário para investimento para obter resultados, Principalmente quando se trata de empresas pequenas que brigam por uma fatia de mercado junto a empresas grandes?
Como definir o melhor plano de mídia para essas empresas e obter resultados onde ela consiga sobreviver entre as grandes empresas e grandes verbas e deixar a sua marca evidente?
Conforme Kotler “o planejamento de mídia necessita imaginar a combinação entre cobertura, frequência e impacto que seja mais efetiva conforme o orçamento dado, a parte mais importante entre essas três combinações para marcas pouco compradas ou quando se trata da extensão da marca é a cobertura. Para empresas com forte concorrentes a melhor opção é somer junta a cobertura a frequência da peça publicitária na mídia.”
Para entendermos mais segue a definição de Kotler para cobertura e Frequência:
Cobertura: o número de pessoas ou família diferentes expostas a determinada programação da mídia pelo menos uma vez, durante um período de tempo específico.
Frequência: O número de vezes durante determinado período de tempo em que uma pessoa ou família é exposta à mensagem, em média.
Kotler 2000, p. 604
Em relação a verba a aplicada é a pergunta mais difícil de se responder, pois definir a verba aplicada em mídia com exatidão é um desafio, segundo a Rede Globo de Comunicação os seus principais anunciantes definem suas verbas em 3.
Modelo 1: Utilizado por pequenos comerciantes para definição de verba.
Independente do faturamento da empresa ou o objetivo da mesma, alguns anunciantes tende a reservar uma quantia X para propaganda, como se esse valor fosse uma quantia não tivesse problemas caso se perca.
Modelo2: Utilizado por boa parte das multinacionais para definição de