Pré modernismo
Pesquisa de Literatura
Márcia Matos
PRÉ- MODERNISTA
“Principais obras e autores”
Ana Paula Pedroso de Andrade- 02
Ariane Costa Neves- 06
Gustavo da Silva- 17
Itamar Soares- 18
Joice Fernanda- 24
3º serie do Ensino Médio
Turma A- manhã
Sumário
Introdução 3 Um período de transição 3 Principais Representantes 3 Literatura 3 Característica 4 Euclides da Cunha (1866 – 1909) 5 “Os sertões” 5 Lima Barreto (1881-1922) 6 Monteiro Lobato (1882 – 1948) 7 Augusto dos Anjos (1884-1914) 7 Graça Aranha (1868 –1931) 8 Outras manifestações artísticas 9 Musica: 9 Pintura: 9 Referencia biográfica 9
Introdução
O pré-modernismo foi um período literário brasileiro, que marca a transição entre o simbolismo e o movimento modernista.
Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa toda uma vasta produção literária que caracterizaria os primeiros vinte anos deste século. A partir daí se encontra as mais variadas tendências e estilos literários.
Para os autores, o momento histórico brasileiro interferiu na produção literária, marcando a transição dos valores éticos do século XIX para uma nova realidade que se desenhava, essencialmente pautado por uma série de conflitos como o fanatismo religioso do Padre Cícero e de Antônio Conselheiro.
O Pré-Modernismo não chega a ser considerado uma “escola literária”, pois não há um grupo de escritores que seguem a mesma linha temática ou os mesmos traços literários.
Nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX, o Brasil também viveu sua bélle époque. Esse início de século foi marcado por várias invenções e descobertas que influenciaram toda a humanidade.
O Brasil vivia sob o regime da chamada República do Café com Leite e foi uma época marcada por revoltas e conflitos sociais: Revolta da Armada, Revolta de Canudos, Cangaço, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Guerra do Contestado.
Um período de transição
Os autores desse