Prática Pedagógica do Professor de Artes
Introdução
O Estágio Supervisionado é uma parte do currículo muito importante na formação do futuro professor porque é a oportunidade de experienciar e realizar, na prática, o conhecimento teórico adquirido no decorrer da sua formação acadêmica. Para que atenda às expectativas do aluno e do professor, devem ser considerados aspectos como tempo de duração, número de alunos por professor, tempo para discussão das situações vividas e observadas, formas de supervisão e orientação do estágio, modos de interação entre os diversos elementos envolvidos. A opção que o professor faz por um tipo de orientação do estágio, está relacionada aos pressupostos teóricos que sustentam a sua ação, relativos a conceitos educacionais, ao papel da supervisão da prática, às formas de intervenção, às concepções sobre o profissional a ser formado.
Contribuir para a formação do futuro Arte Educador através da oportunidade de vivenciar e refletir sobre a prática educativa no ensino fundamental e médio no que diz respeito à concepção, planejamento, execução e avaliação da atividade educativa e de projetos educacionais considerando a metodologia de ensino da área específica (Metodologia do Ensino de Educação Artística). Propiciar condições para analisar e refletir criticamente sobre a realidade do ensino fundamental; analisar e refletir criticamente sobre o papel do professor como um profissional reflexivo, investigador da própria prática; promover o intercâmbio de experiências entre o ensino fundamental e o superior e vivenciar o cotidiano da escola de ensino fundamental.
Professores de séries iniciais apresentam necessidades de estudo e discussão referentes aos alunos (indisciplina, dificuldades de aprendizagem, relacionamento, fases de desenvolvimento da criança); ao currículo (conhecimento das diretrizes curriculares, planejamento, metodologia); às próprias necessidades dos professores (construtivismo, bloco único,