Protozo rios rizopodes e ciliados

627 palavras 3 páginas
Escola Estadual Dom Bosco

Protozoários Rizópodes e Ciliados

Alta Floresta/MT
Março-2015.

Objetivo
Apresentar a comunidade escolar o conceito dos protozoários rizópodes e ciliados, em todos os aspectos tais como: alimentação, locomoção, reprodução, entre outros.

Introdução
Os protozoários são microrganismos unicelulares e eucariontes. Integrantes do Reino protista, estes seres se movimentam através de flagelos, pseudópodes (pés falsos) ou cílios, por serem heterótrofos não produzem seu próprio alimento por esse motivo eles parasitam outros seres ou vivem em harmonia com seu hospedeiro.

Protozoários Rizópodes
Os rizópodes são protoctistas que apresentam pseudópodes ("falsos pés"), isto é, prolongamentos citoplasmáticos temporários que são utilizados na locomoção e na captura de partículas orgânicas nutritivas que lhes servem de alimento. Por exemplo de rizópodes podem indicar-se a Ameba que é um exemplo clássico deste grupo, muito comum na água doce. A mais comum é a do género Amoeba proteus.
Espécies idênticas à Ameba existem associadas a outros seres. É o caso da Entamoeba coli habitantes inofensivos do intestino grosso dos humanos, onde se alimentam de bactérias, e da Entomoeba dysenteriae, agente da desinteria amebiana tropical, que se prende na parede intestinal como verdadeiro parasita onde provoca ulcerações. Alimenta-se de elementos provenientes dos tecidos. É eliminada com as fezes no estado de quisto, podendo ser ingerida, por um novo hospedeiro, através de alimentos infectados.
São também rizópodes os heliozoários que, ao contrário das amebas, que reptam sobre o substrato, pairam livremente na água ou estão fixos por um pedúnculo. Emitem pseudópodes compridos, finos não ramificados e assegurados por uma diferenciação axial do citoplasma mais resistente. Servem de órgãos de captura de pequenos organismos que a eles adiram. Os foraminíferos são rizópodes marinhos com conchas

Relacionados

  • Regras de nomenclatura e classificação dos protozoários
    1090 palavras | 5 páginas
  • Manual de biologia
    93740 palavras | 375 páginas