Proovaas

505 palavras 3 páginas
Bens de Capital

O setor de bens de capital responde pela produção de um complexo conjunto de máquinas e equipamentos utilizados na produção de outros bens, mantendo relação direta com a produção dos demais setores, além de desempenhar papel importante na difusão e geração de novas tecnologias. Esse setor é composto por diversos segmentos industriais, entre os quais se destacam os de máquinas e equipamentos; veículos automotores, reboques e carrocerias; máquinas, aparelhos e materiais elétricos; equipamentos de informática e periféricos e equipamentos de comunicação.

Segmento mais importante do setor produtor de bens de capital, a indústria de máquinas e equipamentos concentra-se no Estado de São Paulo. Em 2009, de acordo com o IBGE, o Estado respondeu por 57% do Valor da Transformação Industrial - VTI, cerca de US$ 8,7 bilhões, e por 53% do pessoal ocupado (198 mil empregados) dessa indústria no país. Na estrutura industrial paulista, está entre as cinco principais atividades.

No Estado, o setor de bens de capital concentra-se nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, com, respectivamente, 46% e 26% dos empregos do setor.

No Estado, o setor de bens de capital concentra-se nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, com, respectivamente, 46% e 26% dos empregos do setor. Cabe destacar também sua participação significativa na indústria das regiões de São José dos Campos, Central (principalmente São Carlos, Araraquara e Matão) e Sorocaba.

Os setores de equipamentos de comunicação, equipamentos de informática e periféricos, e máquinas e equipamentos apresentam taxas de inovação superiores às da indústria de transformação como um todo. Em 2008, os percentuais de empresas desses segmentos que inovaram em processos ou produtos foram de 55%, 54% e 51%, respectivamente, enquanto o da indústria de transformação nacional foi de aproximadamente 38%.

A atividade de inovação tecnológica, fator primordial para a melhoria da competitividade das

Relacionados