Projetos de eficiência energética
1X O setor energético brasileiro vem passando por profundas mudanças, inclusive a privatização da maior parte das concessões e distribuição de energia elétrica e gás natural. De fato, o que é eficiência energética?
É uma atividade técnico-econômica que visa proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos; minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico da empresa ou empreendimento.
2X Com todos esses acontecimentos políticos e econômicos que o setor energético vem sofrendo ao longo dos anos, a eficiência energética acabou ficando em segundo plano. Por que uma política nesse sentido é importante e quais vantagens e aspectos positivos podemos perceber no nosso cotidiano?
O próprio termo "Políticas Públicas" define: São programas, elaborados pelos governos que administram, organizam e tomam decisões sobre assuntos públicos, coletivos etc. Sem uma direção criada fatalmente teríamos ações isoladas e aleatórias. Pela existência de tais iniciativas é que norteamos nossas ações, nossos projetos, se não existissem estaríamos à mercê de interesses particulares, atitudes isoladas e sem qualquer respaldo legal. A prova de sua eficácia é o que estamos conseguindo atingir nos dias de hoje, além dos inúmeros projetos em andamento.
Enquanto o Ministério de Minas e Energia (MME) prepara o terreno para o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), uma das iniciativas cruciais para o país alcançar a meta de redução no consumo de energia elétrica, de 10% em 2030, faz história. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), instituído pela portaria