projeto
O Trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicologia da Educação II; O trabalho do pedagogo nos Espaços Educativos; Comunicação e Linguagem; Educação e Diversidade: relação Étnico-Raciais.
Orientador: Professores(as) Daniele Fioravante; Vilze Vidotti; Lilian Salete Alonso e Fábio Luiz da Silva.
Tutor de Sala:
Tutor Eletrônico: Tânia Regina Caldini
RIBEIRÃO DAS NEVES
2011
O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos
Ednã, já há algum tempo, vem sofrendo no espaço escolar algumas formas de discriminação, tratadas pela disciplina Educação e Diversidade.
Embora ele tente demonstrar timidamente seu entrosamento com a turma, algumas vezes deixa transparecer seu descontentamento que segue todos os dias, começando pelo horário da chamada em sala de aula.
Durante a chamada, muitos professores preferem chamar os alunos pelo nome, pois no início do ano letivo, tal dinâmica auxilia no reconhecimento de todos e de cada um individualmente. No entanto o nome dado ao menino não o deixa tão feliz, porque os professores ao chamá-lo, erram a pronúncia de seu nome ou ignoram o acento quando o escrevem. Essa postura por parte de alguns professores o deixa profundamente constrangido diante das gracinhas, palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos quando outros pronunciam seu nome.
A discriminação enfrentada por Ednã é um conflito em que as outras crianças atuam deliberadamente com a intenção de feri-lo, através de violência crítica.
O professor deve estar mais atento ao pronunciar o nome de Ednã durante a chamada e não deixar as outras crianças fazerem piadinhas ou trocadilhos com o seu nome. Ele também tem o dever de passar para os alunos a importância do respeito mútuo do diálogo, da justiça e da solidariedade, assim como trabalhar