Projeto de Produto
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TÉCNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Especialização em Gestão de Produção
Projeto de Produto
Avaliação Individual – Projeto de Produto
Danilo Cutigi
Prof. Dr. Daniel Braatz
Ago/2014
ABORDAGEM GLOBAL – PROJETO DE PRODUTO
O projeto de produto pode ser considerado, no seu desenvolvimento, como descrito diagrama abaixo, considerando-se as etapas nele apresentado.
A primeira etapa de projeto de produto consiste na concepção do conceito do produto com foco no cliente. Ao final, espera-se que o conceito do produto esteja formado e não se deve esperar, nesse momento, soluções de projeto, o importante nesta fase não é “desenhar” ou “buscar uma solução”, mas entender as necessidades e oportunidades que vão gerar o produto, quais suas funções, seus possíveis usuários, seus concorrentes e características do mercado. Nesta fase, é necessário um amplo reconhecimento do ambiente no qual será desenvolvido o projeto e onde será fabricado, vendido, utilizado e descartado o futuro produto.
A segunda etapa do projeto consiste na triagem ou seleção do conceito, onde é considerado o fluxo de conceitos emergindo da organização (de um provável brainstorming) e avaliá-los quanto a sua viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade ou risco. Nesta etapa, pode-se dizer que há um “afunilamento” ou filtragem de conceitos que passam por alguns crivos (filtros):
- Crivo de marketing: com base em seu relacionamento com os clientes e no conhecimento do mercado, a função de marketing é eliminar conceitos que possivelmente não teriam sucesso no mercado;
- Crivo da produção: etapa que está principalmente preocupada com a viabilidade dos novos conceitos de produto/serviço, observando a possibilidade e facilidade de desenvolvimento do produto.
- Crivo financeiro: triagem que reúne as informações de marketing e produção para calcular as consequências financeiras de cada novo produto