Projeto de produto
1) A finalidade do escopo é definir o campo de atuação do produto ou serviço.
2) Se uma empresa deseja ser bem sucedida, se fixar no mercado, esta precisa estar sempre inovando, por isso o Projeto do Produto ser um diferencial competitivo.
3) Os projeitos de produtos podem ser divididos em 3 categorias: projetos radicais (breakthrough), projetos plataforma ou próximza geração, ou projetos incrementais ou derivados. No Brasil existe mais uma divisão, os projetos follow-source. Eles são divididos porque cada projeto possui suas etapas e ulizações específicas para cada processo.
4) Adotar um modelo de referência é importante porque garante a inclusão de todos os itens essenciais, fica facilmente visível todas as etapas, evita-se trabalhos indevidos, assim, facilitando a gestão do processo.
5) Projeto é considerado uma atividade temporária que é dividida em começo, meio e fim, e possui um objetivo único e específico. Já o processo é uma atividade repetitiva e contínua e suas metas são modificadas ou atualizadas no momento em que seja necessário. E, o produto é o resultado do projeto, em troca de remuneraçao este visa atender as necessidades e os desejos do mercado.
6) Engenharia simultânea é a integração do projeto do produto com todo os processos da empresa, com enfaze em atender as expectativas do cliente. Ela inclui também o trabalho em equipe, de forma que as decisões sejam tomadas no início do processo. Essa leva em conta também todas as etapas da vida do produto, desde a concepção até o descarte.
7) Ter um modelo de referência passível de adaptações é a melhor opção para atender diferentes situações, pois este faz com a empresa crie uma uniformidade dentro desta e cria uma linguagem comum entre os projetos a serem desenvolvidos, facilitando toda a gestão da organização.
8) No planejamento estratégico é definido os produtos que serão desenvolvidos, que continuarão a ser fabricados ou que sairão de fabrica, ou seja, serão