Projeto cultura afro
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grande e
Senzala
PROJETO - 2012
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grande e
Senzala
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: A pele não tem cor.
Tempo de execução: Novembro de 2012.
Culminância: Dia 24/11/2012
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo as áreas de Linguagem, Exatas e Humanas.
1.1. BLOCO TEMÁTICO:
• História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?
• Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?
• Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.
1.2. CONTEÚDO FOCO: O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
Inicialmente, os professores de cada Eixo irão definir o que trabalhar em cada disciplina
1.3. SÉRIE A QUE SE DESTINA:
Este projeto se destina ao curso da EJA, Tempos Formativos II e III, Eixos IV, V, VI e VII e o 1º ano do ensino médio do turno noturno do Colégio Estadual D. Amélia Amado.
2. PROBLEMA: Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a