Produção de Vinhos
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Profª. Daniele Maria Alves Teixeira
Curso: Tecnologia de Alimentos
2º Semestre
PROJETO:
DIVULGAÇÃO DO PROCESSAMENTO E HIGIENE NA
PRODUÇÃO DE VINHOS NO NORDESTE
Antônia Carlota de Souza Lima
Francisca Shely Lima Oliveira
Priscila de Souza Pinto
Sobral, CE
Fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO
Existe uma grande variedade de uva no mundo, e cada tem suas próprias características de processamento para a produção do vinho. Porém iremos tratar de sua fabricação de forma geral, de modo a fornecer um melhor entendimento do assunto sem abranger especificidades.
O cultivo de uva para a produção de vinho no Nordeste teve um crescimento bastante satisfatório nos últimos anos. Para espano dos céticos, no calor dos trópicos este cultivo herda características únicas. Pois, graças ao clima quente e seco com muitas horas de sol ao dia é possível colher praticamente o ano todo.
A divisa entre Pernambuco e Bahia é a primeira região vinícola tropical da história e o segundo maior centro produtor de vinhos finos do país. Por sua vez, a produção de vinho no Vale do São Francisco é um dos exemplos de investimentos mais bem sucedidos no país, pois, apesar de as primeiras vinícolas terem surgido nos anos 20 foi nos últimos cinco que realmente reforçou-se o investimento em pesquisas tecnológicas e na implantação de técnicas adequadas às peculiaridades do clima.
Por esse motivo, as pessoas que apreciam essa bebida tão marcante deveriam conhecer ao menos o básico de como esta é desenvolvida e manipulada durante seu processo de fabricação, que vai desde o cultivo da uva até seu engarrafamento e arrolhamento, fornecendo ao vinho as características próprias e significativas que lhe gerou tantos amantes, pois mesmo o mais simples vinho, pode fornecer sensações inestimáveis para uma pessoa.
Desse modo, o processo de fabricação do vinho deveria