produção de vinho
Engenharia Bioquímica II – Profª Ana Rosa
Grupo:
1) Objetivo
Apresentar os métodos de produção do vinho, incluindo suas matérias primas, seus equipamentos e etapas de purificação do processo final.
2) Introdução
a) Vinho e História
O vinho possui grande importância histórica e religiosa e esteve presente em diversos períodos da humanidade. De acordo com a cultura religiosa seu surgimento é contado forma diferente. Os cristãos, por exemplo, baseados no Antigo Testamento, atribuíram a Noé a plantação do primeiro vinhedo e com ele produziu-se o primeiro vinho do mundo ("E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha." Gênesis, capítulo 9, versículo 20). Já para os gregos a bebida foi uma dádiva dos deuses. A versão mais citada, no entanto, é persa e conta a historia de um rei, Jamshid, que parece ter uma relação com Noé por ter construído um muro para salvar animais de um diluvio. No reino as uvas eram armazenadas em jarras para serem consumidas fora da estação, porem uma das jarras apresentou, certa vez, espuma e um odor diferente, sendo considerada veneno. Uma donzela na intenção de se matar ingeriu o conteúdo da jarra, mas no lugar da morte encontrou alegria e um sono profundo. O rei quando teve conhecimento do episodio ordenou que uma grande quantidade de vinho fosse feita.
Para os historiadores, sua data e local de origem são imprecisas, pois o vinho nasceu antes da escrita. Os enólogos sustentam a teoria de que esta bebida foi criada por acaso, provavelmente por algumas uvas amassadas esquecidas num recipiente, que sofreram a fermentação naturalmente. No entanto, a hipótese da produção teria começado quando os nômades se tornaram sedentários, começando o cultivo das videiras. Existem referências que indicam a Geórgia como o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, onde foram encontradas graínhas datadas entre 7000 a.c. e 5000 a.c.
b) Curiosidades e