produção de texto
SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE
ATPS – LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROFESSOR DR. LUIZ ROBERTO WAGNER
Daiane Rosa da Silva – RA 6954498497
Márcia Teixeira de Carvalho – RA 6751361635
Alessandra Lencina schaumile – RA 6951493163
Vera Lucia dos Santos Silva – RA 6951475289
Elizabete Alves Marques – RA 6571264861
PORTO ALEGRE
12/06/2013
LITERATURAS NO PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
a) Concepção de leitura:
O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto. De acordo com Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.29): entende-se por leitura a capacidade de entender um texto escrito.
b) Estratégia de leitura As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma. Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativo, monótono e difícil. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, o indivíduo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática.
Então, vejamos algumas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo à leitura: - Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto. -Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê. Esta prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.