Processos linux
Comando PS: Mostra os processos em execução como se tirasse uma fotografia da situação dos processos naquele momento. Algumas opções do comando ps: * -a (Lista informações sobre todos os processos mais solicitados: todos aqueles exceto os líderes dos grupos de processos e processos não associados a um terminal)
* -u (Listar apenas os dados do processo e exibe o nome do usuário que iniciou determinado processo e a hora em que isso ocorreu. Na listagem, o numero da ID do usuário ficara visivel ao menos que de o comando -f)
Comando TOP: O comando top, coleta as informações e as atualiza regularmente. Geralmente essa atualização ocorre a cada 10 segundos, pode fornecer uma interface interativa para os processos em uso. É possível classificar as tarefas por uso de UCP, uso de memória e tempo de execução. Algumas opções do comando top:
* -d (Especifica o intervalo entre as atualizações de tela. Você pode mudar isso com o comando s interativo)
* -H (Exibe todas as threads)
Comando JOBS: Serve para visualizar os processos que estão parados ou executando em segundo plano (background). Quando um processo está nessa condição, significa sua execução é feita pelo kernel sem que esteja vinculada a um terminal. Em outras palavras, um processo em segundo plano é aquele que é executado enquanto o usuário faz outra coisa no sistema. Uma dica para saber se o processo está em background é verificar a existência do caractere & no final da linha. Se o processo estiver parado, geralmente a palavra "stopped" aparece na linha, do contrário, a palavra "running" é exibida. A sintaxe do jobs é:
-l - lista os processos através do PID;
-r - lista apenas os processos em execução;
-s - lista apenas os processos parados.
Comando PSTREE: Este comando pstree é usado para visualizar toda a árvore de processos desde o init até o último processo em execução. Com estes parâmetros temos:
-c > Desabilita a função de mesclar