Processo educativo no contexto historico
Antiguidade
1. INTRODUÇÃO
Um grande estudioso português, chamado António Nóvoa, hoje Reitor da Universidade de Lisboa, explica bastante bem a importância da História da Educação - especialmente para os pedagogos que vocês em breve serão - quando faz sua defesa dessa área do conhecimento em quatro tópicos:
- A História da Educação deve ser justificada, em primeiro lugar, como História e deve procurar restituir o passado em si mesmo, isto é, nas suas diferenças com o presente.- A História da Educação pode nos ajudar a aprender a relativizar as idéias e as propostas educativas e compreende-las no seu tempo. Essa é uma condição de sobrevivência de qualquer educador na sociedade pedagógica dos nossos dias.
- A História da Educação fornece aos professores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. O fato de possuir um conhecimento histórico, não significa ter uma ação profissional mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva.
- A História da Educação amplia a memória e a experiência. Propicia um leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas o que permite um alargamento do conjunto de conhecimentos dos professores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade de instituições escolares do passado. Para além disso, mostra que a educação não é um “destino”, mas uma construção social, o que renova o sentido e a importância da ação cotidiana de cada professor 1.
1 Nóvoa, António. Apresentação. In: CAMBI, Franco. A História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
Dito isto, bem vindos ao mundo da História da Educação! Espero que juntos possamos refletir, reconstruir e compreender a historicidade1 do processo educativo ao longo do tempo.
Nessa unidade, vamos trabalhar a Educação no mundo antigo, suas principais características e a educação na época medieval. Começaremos com uma rápida viagem pelo tempo antigo. Passaremos