Processo de integração da uniao europeia
Tópico: Resume histórico da CECA a Maastricht ou ao tratado de Lisboa
CECA- comunidade europeia do carvão e do aço em 1952. A ideia da criação foi lançada por Robert Schuman, ministro de negócios estrangeiros do governo francês, tendo como principal objectivo a liberalização das trocas destes dois produtos em os países signatários do tratado.
Os países signatários do tratado são: Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, França e Itália.
Tratado de Maastrisch foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992, em Holanda, entrando em vigor a 1 de Novembro de 1993. Marcou uma nova etapa no passo da integração como vista a uma mais estreita união entre os povos da europa. Assim, é abandonada a designação de comunidade europeia que passa a designar-se união europeia.
O Tratado de Lisboa, que entrou em vigor em 1 de Dezembro de 2009. Confere à União Europeia instituições modernas e métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efectiva aos desafios actuais. Reforça a democracia na União Europeia e a sua capacidade para defender os interesses dos cidadãos europeus no dia-a-dia. Mapa da União Europeia
Tratado de Nice (2003)
Objectivo: proceder à reforma das instituições para tornar o funcionamento da UE mais eficaz depois do alargamento a 25 países membros.
Tratado de Amesterdão (1999)
Objectivo: proceder à reforma das instituições para preparar a adesão de futuros países membros.
Acto Único Europeu (1986)
Objectivo: proceder à reforma das instituições para preparar a adesão de Portugal e de Espanha e agilizar a tomada de decisões na perspectiva do mercado único.
Tratado de Fusão - Tratado de Bruxelas (1967)
Objectivo: simplificar o funcionamento das instituições europeias.
Tratados de Roma - Tratados CEE e EURATOM (1958)
Objectivo: instituir a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom).
Tópico: Moeda Única- Euro
Vantagens e desvantagens económicas e