Processo de atualização na agricultura do planalto gaúcho rodrigo truzzi brum, argemiro j. modernização da agricultura – trigo e soja, petrópolis: vozes, 1988.

2130 palavras 9 páginas
PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO NA AGRICULTURA DO PLANALTO GAÚCHO
Rodrigo Truzzi
BRUM, Argemiro J. Modernização da Agricultura – Trigo e Soja, Petrópolis: Vozes, 1988.
Professor universitário com mais de 40 anos de experiência no ensino superior, além de larga atuação no ensino médio. É bacharel e licenciado em Filosofia e em letras. Tem curso de especialização em Educação e de aperfeiçoamento em Antropologia e em História Econômica. Integra o quadro docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí. Foi diretor da então faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí e da Faculdade de Filosofia de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí e presidente da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado Fidene, além de outros cargos. Possui os títulos de professor Emérito e educador Emérito, conferidos, em 1992, respectivamente pela Universidade de Ijuí e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e o prêmio Educação RS 2002, pelo Sinpro/RS. Publicou mais de umas dezenas de obras entre as quais: O Desenvolvimento Econômico (25 ed.), Por que o Brasil foi ao Fundo, o Brasil no FMI, Modernização na agricultura: trigo e soja, Democracia e Partidos Políticos no Brasil, rio Grande do Sul: crise e perspectivas, Integração do Cone Sul: Mercosul, História da Piada da Conceição (Barreiro, Ijuí/RS) e Unjuí uma experiência de Universidade Comunitária: dua história, suas idéias (Texto informado pelo autor).

O autor retrata a situação do planalto gaucho na década de 50, quando a agricultura era toda produzida por famílias, dos quais a maioria descendentes de europeus, que encontraram na região uma forte presença de matas. Até então consideradas mais férteis. A agricultura tradicional conhecida pela mão-de-obra direta(sem uso de maquinas) e adubos naturais(já existentes no solo). Nesse período a produção era apenas para uso da família e em pequenas propriedades. E como não havia maquinação as ferramentas

Relacionados