PROCESSAMENTO PRIMÁRIO DE PETRÓLEO E SEPARADORES

2854 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO

O petróleo bruto retirado das jazidas contém diversos hidrocarbonetos e contaminantes presentes, necessitando de um refino que separe e purifique as diversas frações obtidas. Antes de ser enviado à refinaria, o petróleo passa pelo chamado Processamento Primário, realizado em equipamentos de superfície, nos próprios campos de produção (campos de petróleo).
O principal objetivo do processamento primário de petróleo é de separar o gás, sob condições controladas, e remover a água e impurezas, para que o óleo permaneça estável e possa ser transferido para a unidade de refino. Dependendo do tipo de fluidos produzidos num campo petrolífero e da viabilidade técnico-econômica, a planta de processamento primário pode ter um grau de complexidade variável. As mais simples realizam apenas a separação gás/óleo/água, enquanto que as complexas incluem o condicionamento e compressão do gás, tratamento e estabilização do óleo, e o tratamento da água para descarte ou reinjeção (THOMAS, 2004).
Vários tipos de equipamentos ou sistemas podem ser empregados para o processamento de determinado petróleo, entretanto, a seleção leva em consideração os custos envolvidos com instalação, operação e tratamento, principalmente requerido nos projetos de instalações offshore que apresentam limitações de peso e espaço.

2. PROCESSAMENTO PRIMÁRIO DE PETRÓLEO

O processamento primário de petróleo consiste na primeira etapa da fase de produção, na qual o petróleo passa após sair do reservatório e alcançar a superfície. Normalmente, tem-se a produção simultânea de gás, óleo e água, juntamente com impurezas. O principal interesse econômico dessa atividade é na produção de hidrocarbonetos (óleo e gás), sendo necessário dotar os campos marítimos e terrestres de facilidades de produção, que são instalações destinadas a efetuar, sob condições controladas a separação do óleo, do gás e da água.
O processamento primário de petróleo tem como objetivos:
Separação das fases oleosa,

Relacionados

  • Refino de petróleo
    34002 palavras | 137 páginas
  • Ciência dos Polímeros
    14084 palavras | 57 páginas