Princípios básicos da economia
Como as pessoas tomam decisões
1. As pessoas enfrentam Tradeoffs (escolhas).
a. Para conseguirmos algo que queremos, geralmente precisamos abrir mão de outra coisa de que gostamos.
b. A tomada de decisão exige escolher um objetivo em detrimento do outro.
c. Tradeoff clássico: “Armas e manteiga”, “alto nível de renda e meio ambiente sem poluição”.
d. Tradeoff entre Eficiência e Equidade:
i. Eficiência: Propriedade que a sociedade tem de obter o máximo possível a partir de seus recursos escassos. ii. Equidade: Propriedade de distribuir a prosperidade econômica de maneira justa entre os membros da sociedade.
2. O Custo de Alguma Coisa é Aquilo de que Você Desiste para Obtê-la.
a. Custo de Oportunidade: Qualquer coisa de que se tenha de abrir mão para obter algum item.
3. As Pessoas Racionais Pensam na Margem.
a. Mudanças Marginais: Pequenos ajustes incrementais a um plano de ação (ajustes ao redor dos “extremos” daquilo que você está fazendo, normalmente associado a acréscimo ou decréscimo unitário).
4. Pessoas Reagem a Incentivos.
a. Exemplo: O imposto sobre a gasolina, por exemplo, é um incentivo para que as pessoas usem carros menores que consomem menos gasolina, assim como um incentivo ao transporte público.
b. Exemplo: Lei dos cintos de segurança: É obvio que a probabilidade de uma pessoa sobreviver a um acidente aumenta, mas esta lei afeta o comportamento ao alterar incentivos. O comportamento aqui é a velocidade e o cuidado que os motoristas conduzem seus carros. O resultado líquido é uma pequena variação no numero de mortes de motoristas e um aumento no numero de mortes de pedestres.
Como as pessoas interagem
5. O Comércio Pode Ser Bom para Todos.
a. Exemplo: Uma família não se daria melhor se vivesse sozinha, pois neste caso deveria suprir todas as suas necessidades. O comércio permite que as pessoas se especializem na atividade em que são melhores. Comerciar com os outros, as pessoas podem comprar uma