Princípio de le châtelier
1 INTRODUÇÃO
Depois de iniciada e antes que termine qualquer reação química, seus reagentes e produtos coexistem. Entretanto, em uma reação química reversível, à medida que os produtos são formados, parte deles reage formando, novamente, os reagentes. Diferentemente de outros sistemas em equilíbrio, nas reações químicas reversíveis o processo não cessa. Na verdade, a reação química continua acontecendo, todavia observa-se que elas atingem um estado no qual as propriedades do sistema se estabilizam. O equilíbrio está no fato de a reação ocorrer nos dois sentidos com a mesma intensidade, coexistindo reagentes e produtos.
Em 1884, o químico Frances Henri Le Châtelier postulou que um sistema em equilíbrio mostra uma tendência a compensar os efeitos de influências perturbadoras, tais como variações de temperatura, pressão e concentração. O princípio de Le Châtelier é aplicado a qualquer tipo de equilíbrio dinâmico e pode ser expresso do seguinte modo: Quando um sistema em equilíbrio é sujeito a qualquer perturbação ou stress, tende a ajustar-se, ou adaptar-se, de modo a reduzir o efeito perturbador, restabelecendo a condição de equilíbrio.
O princípio de Le Châtelier é muito útil para se prever como os sistemas em equilíbrio respondem a vários tipos de perturbações. Todavia, não explica o mecanismo de resposta.
2 OBJETIVOS
* Observar o que acontece a um sistema químico em equilíbrio sujeito a perturbação. * Explicar o resultado desta perturbação através do princípio de Le Châtelier.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1Materiais utilizados:
Béquer
Espátula
Erlenmeyer
Tubo de ensaio
Banho Maria
3.2Reagentes utilizados:
Tintura de iodo
Água destilada
Amido de milho
3.3 Procedimento Experimental
Foi colocada uma pequena quantidade de amido de milho em um tubo de ensaio com água destilada, a solução foi aquecida até a completa diluição do amido. Logo em seguida o tubo de ensaio contendo a solução foi