previdência social
INTRODUÇÃO
A política de Previdência Social é destinada a estabelecer um sistema de proteção social, mediante contribuição e que tem por objetivo proporcionar meios indispensáveis de subsistência ao segurado e a sua família, no entanto parte da sociedade não tem acesso às informações a respeito dos benefícios previdenciários, a quem se destinam, quais são os requisitos para obtê-los ou se é necessário ou não ser contribuinte da Previdência Social para obtenção dos mesmos.
DESENVOLVIMENTO É certo que, nós como acadêmicos de serviço social e futuros assistentes sociais sabermos que a Seguridade Social é o maior campo de atuação do Assistente Social, e é nos espaços das políticas de Seguridade Social onde o Assistente Social exerce suas principais atividades.
A Seguridade Social é um conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações como a velhice, a doença e o desemprego. Onde é composta de três pilares: Saúde, Assistência e Previdência.
A política de Previdência Social é um seguro coletivo, público e compulsório destinado a estabelecer um sistema de proteção social mediante contribuição.
A Previdência Social tem seu marco inicial, no Brasil, com a Lei n° 3.397, de 1888, primeira iniciativas no campo da Previdência, a que tratava da aposentadoria dos servidores do correio, criando a Caixa de socorros nas estradas de ferro do Império. Mas considerado mesmo o marco histórico inicial do sistema previdenciário brasileiro ao criar em cada uma das estradas de ferro no país uma Caixa de Aposentadoria e Pensões – CAPS foi à lei Eloi chaves de 1923.
As CAPS asseguravam benefícios básicos de aposentadorias e pensões aos empregados das empresas em que eram organizadas. O sistema das CAPS era um tipo de seguro social estruturado por empresa, embora