prepação
1) Como os positivistas, Durkheim procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências biológicas sobre sua teoria.
2) Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.
3) FAZER DEPOIS
4) FAZER DEPOIS
5) Não só para Durkheim, mas para muitos outros estudiosos, entre eles Rousseau, também atribuíram a educação um papel relevante na integração do indivíduo á sociedade, pois cabe a educação a tarefa de passar valores culturais e éticos necessários para a manutenção da normalidade social.
6) Um dos fatos é a fila de desempregos.
7) É normal. Existe em todas as sociedades e varia em função de fatores que independem da vontade dos indivíduos dessas sociedades.
8) Consciência coletiva é o conjunto de valores, crenças, normas que têm um caráter geral e coletivo. Não individual. Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independe daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todas tenham sua consciência individual, seu modo de comportar e interpretar a vida, no interior de qualquer grupo ou sociedade, obedecem á formas padronizadas de conduta e pensamento.
9) FAZER DEPOIS
10) Solidariedade mecânica, para Durkheim, , era aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão do trabalho social. Solidariedade orgânica é aquela típica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes. Essa interdependência garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas.
11) Os sentimentos inatos não seriam frutos da