Preciosidade e Sequência
Análise dos contos “Preciosidade”, de Clarice Lispector, e “Sequência”, de Guimarães Rosa
Rodrigo Oliveira
Literatura
3ºANO
Jocilei Dalbosco
Tapejara, Abril de 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar aos colegas os contos “Preciosidade” de Clarice Lispector e “Sequência” de Guimarães Rosa, apresentando um breve resumo e uma rápida análise de ambos.
1.“Preciosidade”, de Clarice Lispector
1.1. Breve biografia do autor
Clarisse Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1926 em Tchetchenilk, na Ucrânia. Veio recém-nascida com os pais para o Brasil, passando por Alagoas e, quatro anos depois, por Recife. Mais tarde, em 1934, veio com a família para o Rio de Janeiro, onde cursou o que na época era chamado de ginasial, e posteriormente, Direito, na Faculdade Nacional de Direito. Em 1943, escreveu seu primeiro romance, chamado “Perto do coração selvagem”, que foi recusado pela editora José Olympico. Consegue publicá-lo no ano seguinte, pela editora A Noite. Ainda em 1944 vai com o marido Maury Gurgel Valente para Nápoles. Depois de passar vários anos entre Europa e Estados Unidos, separou-se do marido e se fixou no Rio de Janeiro, trabalhando como jornalista e tradutora. Morreu em 1977, no Rio de Janeiro. Suas principais obras são: “Perto do coração selvagem” (1943), “O lustre” (1946), “A cidade sitiada” (1949), “Alguns contos” (1952), “Laços de famílias” (1960), “A maça no escuro” (1961), entre outras.
2.1 Enredo
A história conta a vida de uma adolescente de 15 anos, que acordava todos os dias bem cedo para ir na escola. O caminho até seu colégio era longo, pois tinha que ir de ônibus e também de bonde, mas sua maior preocupação não era o trajeto, e sim, de ser observada pelos homens que passavam por ela, o que ficava ainda mais frequente por usar sapatos com saltos de madeira.
Na escola era muito aplicada