precardite aguda

6387 palavras 26 páginas
Pericardite Aguda

Alfredo Inácio Fiorelli
Marcelo Fiorelli Alexandrino da Silva

Anatomia do pericárdio
O pericárdio normal é um saco fibrosseroso que envolve o coração, aorta ascendente, o tronco pulmonar e parte das artérias pulmonares. É formado por duas camadas: uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e os grandes vasos em intima relação com as estruturas do mediastino, denominado pericárdio fibroso; e outra de consistência serosa. O pericárdio seroso é constituído por duas lâminas, uma parietal e a outra visceral. O pericárdio visceral, também denominado de epicárdio, envolve externamente o coração e o parietal está aderido ao pericárdio fibroso, é o pericárdio propriamente dito. No interior do saco pericárdio há uma pequena quantidade de líquido para facilitar o deslizamento das duas lâminas pericárdicas, parietal e visceral, durante os movimentos cardíacos.
O pericárdio tem função protetora do coração, reduzindo o atrito do coração com as estruturas adjacentes, promove a interdependência entre as câmaras cardíacas, protegendo-as contra uma sobrecarga excessiva volumétrica, funciona como barreira física contra infecções e mantém o coração em sua posição anatômica. A ausência do pericárdio não interfere na função cardíaca. A Figura 1 apresenta a relação anatômica entre o coração e pericárdio.

Figura 1 – Anatomia do coração e do pericárdio.

Definição
A pericardite é uma inflamação do pericárdio, sendo classificada em função da composição do exsudado inflamatório em serosa, purulenta, fibrinosa e hemorrágica. A pericardite aguda é uma reação inflamatória de recente início, podendo ter de origem infecciosa ou apenas inflamatória ou ainda, representar uma complicação de processos infecciosos em geral, doenças imunológicas ou ataque cardíaco. A pericardite aguda ocorre com maior frequência do que a pericardite crônica.
As afecções do pericárdio de uma forma geral podem se manifestar clinicamente como pericardite

Relacionados