PRATICA 03 PROCESSOS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO
Processos de separação e purificação Química Industrial
Prática 03
30-Mar-2012
– Processos de purificação e separação
Identificação
Alunos: Felipe T. Prado de Carvalho 11.2.1228
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto
Data de realização do experimento: 15/04/2014
OBJETIVO
Este experimento pretende demonstrar que é possível a separação de misturas homogêneas e heterogêneas, o funcionamento dos métodos de filtração, sublimação e destilação e, o mais importante, aprender a utilizar equipamentos como: a bomba a vácuo, a manta aquecedora e o bico de Bunsen, fundamentais nos métodos mais complexos de separação.
INTRODUÇÃO
Os materiais naturais são geralmente misturas de diversos componentes. É quase impossível encontrar substâncias livres de impurezas na Natureza. Separar os componentes de uma mistura, eliminar as impurezas que acompanham uma substância, são operações essenciais em Química.
As técnicas usadas para separar os componentes das misturas são diversas e dependem não só das diferenças de propriedades dos constituintes, mas também do estado físico em que se encontram as misturas. Dentre diversas maneiras de se separar tais misturas, temos a filtração simples, que é um proce sso utilizado para separação de uma mistura heterogênea formada por sólidos que estão suspensos pela passagem dos líquidos ou fluidos através de um meio permeável capaz de reter as partículas solidas. E quando deseja – se obter uma filtração mais rápida deixando menor quantidade de impurezas e solvente no solido, utilizamos a filtração a vácuo, o aumento na velocidade de filtração é provocada pelo aumento no fluxo de filtrado devido a sucção provocada pelo vácuo. Cristalização é um processo de equilíbrio e produz material muito puro. Um pequeno núcleo do cristal é formado inicialmente e então cresce camada por camada de uma maneira reversível. O núcleo seleciona as moléculas corretas da solução para a