PORTUGUES
1. O texto trata sobre o que é coerência e coesão, e como são estudados esses dois elementos na montagem de um texto.
2. Muitos autores não distinguem entre coesão e coerência, utilizando um termo ou outro para os dois fenômenos. Mas essas observações objetivam alertar o leitor para flutuações terminológicas ou de outro tipo que exigem que se prestem atenção, sobretudo às conceituações dadas e não apenas aos nomes utilizados.
3. A coerência tem como base com a produção do texto à medida que quem o faz quer que seja entendido por seu interlocutor, conforme se supões pelo princípio de cooperação. A coesão é a ligação entre os elementos superficiais do texto, o modo como eles se relacionam, o modo como frases ou partes delas se combinam para assegurar um desenvolvimento proposicional.
4. Os dois elementos estão superligados para a compreensão de um texto, ou seja, quem escreve quer que seja interpretada a ideia que desenvolveu no seu texto.
5. Toma como bases pesquisas dos estudiosos: Halliday e Hassan (1976), Charolles (1987), Van Dijk e Kinisch (1983).
6. Livros e artigos acadêmicos.
UNIVERSIDADE FEDERAL de CAMPINA GRANDE
DISCIPLINA: Português Instrumental
PROFESSORA: Socorro Paz
ALUNA: Gabriela Gonçalves Barbosa
MATRÍCULA: 115130785
Resumo do texto: KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça & TRAVAGLIA, Luiz. Texto e coerência. São Paulo:Cortez, 1989. CONCEITO DE COERÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A COESÃO.
Nenhum dos conceitos encontrados na literatura é capaz de conter em si todos os aspectos considerados definidores da coerência. A coerência é algo que se estabelece na interação, na interlocução, numa situação comunicativa, dando sentindo ao texto para que os usuários o interpretem. Resultada não apenas em uma conexão de processos cognitivos, operantes entre os usuários, mas também de fatores interpessoais, como as formas de influência do falante na situação de fala, as intenções comunicativas dos