Porto de Vila do Conde
O Brasil é considerado um país continental com um dos maiores litorais do mundo, de 27 estados apenas 10 não são banhados por mar. O transporte marítimo é de vital importância para o Brasil em suas relações comerciais e seus portos marítimos, desde 2005, chegam a arrecadar US$ 118 bilhões por ano. A importância dos portos vem desde o Brasil colônia, pois permitia uma ampla troca comercial entre Portugal, Angola e Brasil, o que hoje é conhecido como comércio triangular.
Além do mais, foi o comércio fluvial que fez com que o Brasil ganhasse autonomia política perante a Portugal, principalmente com a exportação do café.
Nos dias atuais o transporte marítimo é o principal responsável pelo comércio internacional brasileiro, estes chegam a ser responsáveis por 75% da exportação e importação que ocorrem no país (os principais produtos exportados são os agro minerais, veículos, máquinas e equipamentos de ponta). O portos brasileiros são os mais movimentados da América Latina com destaques aos portos de Santos,
Paranaguá, Rio de Janeiro/Niterói, Vitória, Itaqui (São Luís) e Vila do Conde (Pará).
O porto de Vila do Conde é administrado pela Companhia Docas do Pará
(CDP), muitos fatores o transformam em uma eficiente ligação da região com o resto do mundo em vista de seu privilegiado posicionamento geográfico. Ao longo deste trabalho serão abordadas as características do porto, bem como sua estrutura e importância do mesmo.
2. Localização e acessos ao Porto
O Complexo Portuário Industrial de Vila do Conde, caracterizado por ser fluvial e marítimo, fica no município de Barcarena, próximo a cidade de Belém, foi inaugurado em 24 de outubro de 1985 pela Companhia Docas do Pará (CDP).
Sua localização está 3,3 Km a jusante da Vila à margem direita do rio Pará, em um lugar chamado de Ponta Grossa, em frente à baía do Marajó, formada pela confluência do escoadouro natural da navegação dos rios Tocantins, Guamá e
Capim.
A construção do