Ponte akashi-kaikyo
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
AMANDA ELISA CARDOSO
PONTE AKASHI-KAIKYO
JOINVILLE, 2012
AMANDA ELISA CARDOSO
PONTE AKASHI-KAIKYO
Este trabalho será apresentado ao Instituto Superior Tupy, na disciplina de Introdução à Engenharia Civil, ministrada pelo Prof. Thomaz Henrique Thomsen, no curso de Engenharia Civil, turma ECV111, como requisito para a 1ª parcial.
Joinville
2012/2
1 INTRODUÇÃO
A ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi (Japão) entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês. Além da fundamental importância para o desenvolvimento da ilha Awaji, o tamanho da ponte chamou a atenção dos estudiosos da área da Engenharia Civil. Afinal, é a ponte suspensa mais longa e com as torres mais altas do mundo, superando, inclusive, recordes anteriores.
2 SOBRE AKASHI-KAIKYO
Concluída em 1998 com 3.911 m de comprimento total e 1.991 m de vão central, a Akashi-Kaikyo tornou-se a ponte com o maior vão do mundo, superando em 367 m o recorde anterior, o vão central da ponte Great Belt East (Dinamarca), também inaugurada em 1998. Tal obra representou para a engenharia um grande desafio, não somente pela sua grandiosidade, mas também pelas severas condições naturais do estreito, tais como: grande profundidade, fortes correntes, mau tempo, risco de furacões e terremotos. Além disso, ela teve que satisfazer as leis existentes para preservar a atividade de pesca e o intenso tráfego marítimo existente na região. Foi exigido, por exemplo, que a ponte tivesse um vão mínimo de 1.500 m para que a segurança do tráfego marítimo fosse garantida.
Foto 1
Para atender a essas condições, vários projetos e análises foram feitos. Até mesmo um modelo da ponte em escala 1:100 foi construído e testado exaustivamente (ver foto 1) a fim de