Políticas públicas no Brasil
Aline Thais Dos Santos Nascimento
Políticas Públicas No Brasil
Olinda
2013
Instituto Educacional Irmãos Souza
Aline Thais Dos Santos Nascimento
Trabalho de conclusão do
9ºano do ensino fundamental
Da disciplina de Português
Orientador: Edilson Souza
Apresentação
Falar de Políticas Públicas no Brasil, no presente ano, é de bastante importante, no ano de 2009 foi destinado aos estudos de Gestão Pública. Portanto, a área ganhará relevantes contribuições, pois o foco das pesquisas, nesse ano, se limitará na área da Política Brasileira e sua Gestão.
Todavia, para se discutir sobre Políticas Públicas no Brasil é necessário compreender as questões postas ao processo de percepção, formulação, implantação e análise dos resultados das políticas adotadas no decorrer da construção da história político-econômica brasileira e seu processo de desenvolvimento na construção de um Estado capitalista.
Se for feito um recorte histórico, especificamente o período que vai dos anos 1930 até os anos 2000, nota-se a atuação direta do Estado na construção de um Estado forte, consolidado e centrado nas suas forças. Contudo, o que a história revela é a atuação de um Estado como “agente do desenvolvimento” ou a “locomotiva” do desenvolvimento. Partindo do pensamento de Sachs (1969) , sobre a atuação do Estado e o sistema capitalista em países subdesenvolvidos, “enquanto nas economias desenvolvidas a intervenção do Estado pode ser orientada para a “regulação do mercado” ou para o “aumento da produção”, nos países subdesenvolvidos vai assumir também a função de promotora da “expansão da acumulação do capital”“, compreende-se porque no Brasil se têm uma atuação direta do Estado na sociedade civil e econômica.
Ao mesmo tempo em que o Estado assume a posição de fomentador de uma sociedade democrática e socialmente igualitária, a história não deixa de revelar os fracassos