Políticas econômicas
Resumo
Este trabalho apresentará e relacionará os principais objetivos de política econômica e seus instrumentos. Inicialmente, destaca a importância do estudo da macroeconomia na sociedade. Seu amplo impacto nas relações sociais e econômicas justifica seu estudo. Crescimento econômico, estabilidade do nível de preços e igualdade de renda são objetivos almejados por qualquer país que avança rumo ao desenvolvimento sustentável. Entretanto, os governos utilizam de políticas econômicas para alcançar e/ou manter esses objetivos. Os quatro grandes instrumentos de política macroeconômica podem ser na esfera monetária, fiscal cambial ou renda. A política monetária refere-se ao controle da oferta monetária, a política fiscal, a preparação e execução do orçamento público e a política cambial ao controle e influência na definição da taxa de câmbio (valor da moeda local).
Introdução
No enfoque Macroeconômico, utilizado ao longo deste trabalho, irá ser abordada a economia como um todo, buscando verificar as inter-relações existentes entre os agentes e as variáveis do sistema econômico. Dessa forma pretende-se apresentar algumas situações onde o universo composto por juros, moeda, câmbio, renda e demais variáveis Macroeconômicas afetam o cotidiano das pessoas.
1 – Caracterização de Macroambiente Econômico
O domínio do conhecimento a cerca do Macroambiente Econômico é de suma importância para empresários, homens de negócio, tomadores de decisão e para todas as pessoas de forma generalizada, a dona de casa, o estudante, o político, o profissional, pois os acontecimentos que ocorrem na esfera macroeconômica afetam a vida de todos.
A macroeconomia propõe-se a responder questões tais como: Qual o motivo de tanto desemprego? Porque o Brasil é deficitário no Balanço de Pagamentos? A inflação poderá•voltar? O que fazer para baixar a taxa de juros?
Assim, pode-se dizer que as medidas adotadas no âmbito da Política Econômica (abordagem macroeconômica)