Polímeros
Polímeros
Índice:
1. Introdução
2. Polímeros
2.1. Macromolécula e cadeia polimérica
2.2. Aplicação dos polímeros e polímeros para fins específicos
3. Polímeros naturais, artificiais e sintéticos
3.1. Matérias-primas e suas fontes
4. Obtenção de polímeros sintéticos
5. Homopolímeros e copolímeros
6. Polímeros de condensação e reações de condensação
6.1. Poliésteres, poliamidas
7. Polímeros de adição e reações de polimerização de adição
8. Síntese de polímeros – Atividade Laboratorial 3.6
8.1. Poliamida – Síntese nylon 6,6
9. Conclusão
10. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO:
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Química em que o tema principal é os polímeros.
O grande objetivo deste trabalho é saber um pouco mais sobre esta matéria, pesquisando assim sobre a definição de polímeros, a sua constituição, as suas utilidades na vida do ser humano e descobrir o que pode oferecer de novo no futuro.
Está organizado por temas principais, dividindo assim o trabalho em oito pontos fundamentais para a aprendizagem desta matéria.
No primeiro ponto, falar-se-á da definição de polímeros e da sua constituição globalmente, podendo assim, nos pontos seguintes falar mais pormenorizadamente dos vários tipos de polímeros que existem na Terra e dar alguns exemplos.
No último ponto, tratar-se-á de ilustrar a atividade laboratorial 3.6 que consiste na síntese de polímeros. Esta atividade é uma atividade extensa mas bastante interessante para ser realizada em aula.
Polímeros são substâncias cujas moléculas têm elevada massa molar e são compostos por um grande número de unidades que se repetem. Há polímeros que existem na Natureza, polímeros naturais, e outros são sintetizados. De entre os polímeros naturais, destacam-se as proteínas, o amido, a celulose e o látex. Os polímeros sintéticos são produzidos industrialmente em larga escala com um grande número de diferentes propriedades