Polímeros
Introdução
No presente trabalho, iremos desvendar os materiais poliméricos e seus processos de obtenção, sua estrutura, composição, classificação e utilização. Veremos também que os polímeros sintetizados são resultados de um desenvolvimento não longínquo no ramo da química orgânica, e que esses materiais exercem grande impacto no meio social e ambiental, tendo com isso, extrema importância no ramo químico e no mundo desenvolvido atual.
Polímeros
Muito do que a natureza tem de belo está diretamente ligado ao fato de ela gerar a complexidade a partir da simplicidade ao unir pequenas moléculas produzindo outras bem maiores, chamadas macromoléculas. As macromoléculas são moléculas que se tornam muito grandes, contendo um número de átomos encadeados superiores a uma centena, e podendo atingir valor ilimitado. As propriedades dessas moléculas ganham características próprias e gerais.
A muita semelhança entre macromolécula e polímeros. Literalmente, macromoléculas são moléculas grandes, de elevado peso molecular, o qual decorre sua complexidade química, podendo ou não ter unidades químicas repetidas. A palavra polímero vem do grego ("poly" + "mer", muitas partes) e foi criada por Berzelius, em 1832, para designar compostos de pesos moleculares múltiplos, em contraposição ao termo isômero, empregado para compostos de mesmo peso molecular, porém de estruturas diferentes, como o acetileno e benzeno.
Os polímeros são macromoléculas caracterizadas pelo seu tamanho, estrutura química e interações intra e intermoleculares.
Os polímeros reagem por adição ou condensação, produzindo polímeros com diferentes propriedades físicas, químicas e mecânicas. Essas propriedades variam de acordo com sua composição, método de preparação e processamento tecnológico. Mas como pode-se observar, todos os polímeros são macromoléculas, porém nem todas as macro moléculas são polímeros.
1- Polimerização
São conjuntos de reações químicas que levam monômeros a