Politicas Publicas de Proteção ao Idoso
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ELISABETE DA LUZ DAMAS
JONES ANDERSON STAHNKE
PATRICIA BENNERT HORNSCHU
VERA LUCIA DOS SANTOS FINARDI
Políticas Públicas de Proteção ao Idoso
Rio do Sul
2013
ELISABETE DA LUZ DAMAS
JONES ANDERSON STAHNKE
PATRICIA BENNERT HORNSCHU
VERA LUCIA DOS SANTOS FINARDI
Políticas Públicas de Proteção ao Idoso
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Portfólio em grupo.
Orientador: Prof. Clarice da Luz Kernkamp; Maria Lucimar Pereira;Valquiria Aparecida Dias Caprioli; Maria Angela Santini; Rodrigo M. Trigueiro; Jossan Batistute.
Tutor de sala: Célia Andrione Kaufmam.
Tutor eletrônico: Rafaela Silani.
Rio do Sul
2013
Introdução
As políticas de proteção ao idoso começaram a serem implantadas a partir da constituição federal de 1988, trazendo consigo a elaboração de diversas leis que são essenciais para o melhor atendimento a este público, garantindo seus direitos e dando aos idosos uma melhor qualidade de vida, tendo base no crescimento acelerado da população idosa brasileira e seu envelhecimento de forma rápida e constante.
Com o surgimento da Lei Orgânica da Assistência Social, da Política Nacional do Idoso, do Estatuto do Idoso, e de diversas leis que serão demostradas neste trabalho para que possamos ter uma ideia de como estão sendo elaboradas e executadas as políticas públicas de atenção ao idoso no nosso país.
Sabendo da real necessidade da população idosa, a intenção do governo de garantir a proteção e a assistência aos idosos facilitando essa fase da vida fez com que surgissem muitos programas voltados a essa população, tendo o principal objetivo dar a população idosa a garantia de envelhecer com saúde, mantendo a qualidade de vida e garantindo o seu bem estar.
São