Politica educacional
Martins, Clélia. O que é política educacional. 2ª Ed. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1994. O objetivo do presente trabalho é resenhar o livro O que é Política Educacional escrito por Clélia Martins. A autora Clélia Aparecida Martins possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997). Desde 1987 é docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na Pós-graduação em Filosofia desde 2005. Algumas de suas principais obras são: A metafísica dos costumes, Kant e o kantismo: heranças interpretativas, O pensamento de Habermas em questão, Antropologia de Um Ponto de Vista Pragmático e O que é política educacional.
.
A obra que será resenhada, a autora Clélia dividiu em quatro capítulos sendo o primeiro palavras iniciais, na qual a autora faz uma pequena introdução, onde diz que a pretensão do livro é fazer com que o leitor tenha uma compreensão do que é política educacional sem a preocupação de elaborar um conceito e delimitar um sentido único para ela; pois a mesma é dinâmica e pode se dar de formas diferentes de acordo com cada contexto e a ação humana e que a mesma só acontece quando a educação assume uma forma organizada, a autora destaca ainda a diferença que há entre política educacional e educação. Os demais capítulos são intitulados da seguinte forma: Política educacional e relação de poder, Economia e política educacional e Política educacional e indústrias cultural.
No segundo capítulo como o título já sugere a autora fala da relação que há entre política educacional e poder; fala que a educação existe em todos os grupos sociais, ou seja, em todos eles há o que se transmitir, ainda diz que as relações de poder na política educacional se manifesta de acordo com sua