Pluralidade Cultural
(Tema Transversal do PCN)
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que constituem.O Brasil é um país quem têm várias características culturais, os grupos de culturas diferentes são marcados pelo preconceito e discriminação.
O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõem o patrimônio sociocultural brasileiro investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.
O trabalho com pluralidade cultural na escola exige que a escola alimente uma “Cultura de Paz” baseada na tolerância, respeito aos direitos humanos e noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros.
“Conhecimentos Psicológicos e Pedagógicos”
Do ponto de psicopedagógicos a compreensão de fracasso e do sucesso como indícios de responsabilidade da escola e de sua atividade didática e não só dos alunos, envolve conhecimentos que levam a redefinição de procedimentos em sala de aula.Um dos fundamentos psicológicos é o medo.
“Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Pluralidade Cultural”
O tema “Pluralidade Cultural” oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos.Por meio do convívio escolar, possibilita conhecimentos e vivências que cooperam para que se apure sua percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar e para que desenvolva atitudes de repudio a essas práticas.
“Ensinar Pluralidade Cultural ou viver Pluralidade Cultural”
Pela educação pode-se combater, no plano das atitudes, a discriminação manifestada em gestos, comportamentos e palavras, que afasta e estigmatiza grupos sociais.Contudo, ao mesmo tempo em que não