platelmintos
Rafael Mateus Miguel 3°B n°:18
Introdução
Tecido vegetal é um agrupamento de células vegetais parecidas, que são destinadas a uma mesma função determinada. Eles foram criados com a função de resolver os problemas quanto sua sobrevivência. Esses tecidos são agrupados de tal maneira a formar a raiz, o caule e as folhas. Todos são constituídos das células primarias denominadas meristemas. Em cada tecido, a organização celular é diferenciada e são especializadas em uma função para resolver as dificuldades para viver.
Desenvolvimento
Os tecidos vegetais são divididos em dois grupos: tecidos meristemáticos e tecidos adultos. Os meristemáticos são compostos por células que não são diferentes e que tem grande capacidade de divisão celular. Essas células são pequenas, possuem parede celular delgada, núcleo grande, central e ficam juntas. São, também subdivididos em meristemáticos primários e meristemáticos secundários.
Os mecanismos de formação dos tecidos vegetais são:
Diferenciação celular: é quando ocorre a transformação de uma célula embrionária não especializada em uma função, em uma célula especializada.
Desdiferenciação celular: quando há a transformação de uma célula diferenciada que não era mais capaz de se dividir, em uma célula não diferenciada.
Os primários, se localizam no ápice da raiz e do caule e são responsáveis pelo crescimento longitudinal dos órgãos vegetais. São divididos em protoderme, origina à epiderme; meristema fundamental, origina os tecidos fundamentais e o procâmbio, que origina tecidos vasculares primários.
Os meristemas secundários se localizam na parte central do caule e da raiz (câmbio) e na casca do caule e da raiz (felogênio), são responsáveis pelo crescimento do diâmetro da raiz e do caule de árvores e arbustos. O câmbio forma células do floema para o