Plantio de Erva Mate
Plantio de Mudas de Erva Mate
As mudas devem ser plantadas em épocas em que as temperaturas não sejam extremas e haja água suficiente para o seu desenvolvimento. O momento em que uma muda está apta a ser levada ao campo é aquele em que ela tem de parte aérea o uma vez e meia o comprimento da embalagem.
Quase sempre é necessário a recuperação do solo antes do plantio, através de um controle de invasoras e de uma descompactação, com a utilização de um subsolador ou com enxada para plantio manual.
Caso não seja possível o preparo do terreno, as covas para o plantio das mudas devem ter 30 cm de largura, por 30 cm de profundidade, obedecendo às curvas de nível, colocando-se terra solta no fundo das covas, com o propósito de que a parte superior do recipiente fique no nível do terreno. Aconselhase irrigar as mudas antes do plantio, ou usar gel hidroretentor.
Antes do plantio as mudas devem ser preparadas para evitar cachimbamento cortando-se o fundo do recipiente de plástico (Figuras 1 e 2).
Em seguida, a lateral do recipiente deve ser cortada (Figura 3) e o recipiente retirado e guardado para não poluir o ambiente.
Imediatamente antes do plantio as raízes laterais, quando estiverem enrolando o torrão devem ser aparadas com canivete amolado. Feito isto a muda estará pronta par ir para a cova (Figura 4).
Após a colocação da muda na cova, já adequadamente adubada, procede-se o fechamento da mesma
(Figura 5).
Após o plantio as mudas devem ser submetidas a proteção contra o sol, utilizando-se uma tábua para que a mesma não receba o sol da tarde. (Figura. 6).
Fig. 1. Corte do fundo do recipiente. Fig. 2. Corte o Fundo.
Fig. 3. Corte da lateral.
Fig. 6 Proteção com Tábua.
Fig. 4. Plantio da muda.
Fig. 5. Muda plantada.
Adubação Orgânica
Com a cova aberta, adicione 100g de esterco de animal bem curtido (aves, bovinos, equinos).
Importante: misture os adubos muito bem com a terra e não os deixem concentrados no