Planos e eixos; Articulações e acidentes osseos do esqueleto axial
Quanto à posição anatômica: é uma postura ereta, de face para frente, braços repousando ao longo do tronco, palma das mãos para frente, de modo que o polegar esteja em extensão. É uma posição de referencia para definições de planos e eixos do corpo humano.
Eixos
Linhas reais ou imaginarias, em torno das quais os movimentos ocorrem. Há 3 eixos perpendiculares uns aos outros: eixo sagital, coronal, e longitudinal.
Eixo sagital: localiza-se no plano sagital e estende-se da frente para trás. Este eixo abrange os movimentos de adução e abdução em um plano coronal.
Eixo coronal: localiza-se no plano coronal, estende-se de um lado para outro, tendo os movimentos de extensão e flexão neste eixo em um plano sagital.
Eixo longitudinal: é vertical em direção craniocaudal, os movimentos de rotação lateral e medial e abdução e adução horizontal ocorrem neste eixo em um plano transversal.
Planos
Há três planos básicos como referência e estes são perpendiculares entre si.
Plano sagital: seu nome deriva da sutura sagital do crânio. É um plano anteroposterior, dividindo o corpo em metades direita e esquerda.
Plano Coronal estende-se verticalmente de um lado para outro, denominado de plano frontal, dividindo o corpo em parte anterior e posterior.
Plano transversal: horizontalmente divide o corpo em superior e inferior.
ARTICULAÇÕES DO ESQUELETO AXIAL
As articulações do crânio são principalmente do tipo sutura, com ossos adjacentes unidos por tecido fibroso. Na idade adulta, esses tipicamente ossificam, tornando-se sinostoses.
Articulação tempero mandibular: entre a mandíbula e o osso temporal do crânio consiste em uma superfície articular do crânio e outra na mandíbula, com uma lâmina de cartilagem entre elas. Essa articulação atua como um gínglimo quando a boca abre e fecha e como uma articulação plana quando a mandíbula é movida de um lado para outro, para frente e para trás, como ao triturar alimentos.
Articulação atlantoccipital: entre o osso