plano financeiro
Venceslau Brás Pereira Gomes
26/2/1868, Brasópolis (MG) - 15/5/1966, Itajubá, (MG)
Venceslau Brás Pereira Gomes foi o presidente que governou o país durante o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Nasceu no dia 26 de fevereiro de 1868, em São Caetano da Vargem Grande, atual Brasópolis, em Minas Gerais. Era descendente de uma influente família de políticos mineiros. Em 1886, mudou para São Paulo e se matriculou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde estudou ao lado de dois futuros presidentes da República Velha, Delfim Moreira e Washington Luís.
Na mesma época, ajudou a fundar o Partido Republicano e Abolicionista em sua cidade natal e promoveu a libertação de escravos em sua região. Em 1890, se formou em direito e, dois anos mais tarde, casou-se com Maria Carneiro Pereira Gomes, com quem teve sete filhos. O pai de Maria Carneiro era um influente líder político de Itajubá.
Após regressar a Minas, Venceslau atuou como advogado e político em sua cidade natal. Foi vereador e presidente do legislativo municipal. Atuou como promotor público em Jacuí e foi eleito deputado federal entre 1892 e 1898. Depois, ocupou a Secretaria do Interior, Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (1898-1902), tendo assumido o cargo de deputado federal um ano depois. Enquanto deputado federal, fora considerado ocioso e ausente por seus adversários. Encerrou o mandato em 1908 e, nos dois anos seguintes, foi presidente do estado de Minas Gerais. Em 1910, foi eleito vice-presidente da república, enquanto Hermes da Fonseca ocupava o cargo de presidente.
No pleito seguinte, Venceslau Brás foi eleito presidente, tendo sido candidato único – Rui Barbosa, seu oponente, retirou a candidatura antes das eleições. Sua indicação para presidente fez parte de um pacto entre as oligarquias da república velha pelo retorno da política do “café com leite”, segundo a qual paulistas e mineiros se revezavam no poder da União.
Quando Venceslau assumiu