Plano de Turismo1
PLANEJAMENTO: é a definição de um futuro desejado e de todas as providências necessárias à sua materialização. PLANEJAR:
É pré-determinar um curso de ação para o futuro.
Conjunto de decisões interdependentes.
Processo contínuo que visa produzir um estado futuro desejado, que somente acontecerá se determinadas ações forem executadas.
É atitude anterior à tomada de decisão.
O PLANEJAMENTO É UMA TÉCNICA METODOLÓGICA QUE SE MATERIALIZA NOS DOCUMENTOS
DOCUMENTOS TÉCNICOS DE PLANEJAMENTO
Política: objetiva o desenvolvimento do turismo e seu equacionamento como fonte de renda nacional.
Pode ser entendida como um conjunto de atividades e estratégias, organizada por uma coletividade e adotada diante do fenômeno turístico.
Plano: implementação da Política. Mais abrangente e superficial, possibilita uma visão geral. Análise de todas as variáveis envolvidas com o fenômeno turístico, com menor grau de detalhamento, que resume o conjunto de propostas a serem consideradas no processo de planejamento. É um conjunto de programas.
Programa: conjunto de projetos que possuem similaridade ou complementaridade. Tem uma visão de articulação entre as várias alternativas/estratégias do Plano e sua implementação. Identifica necessidades específicas. Projeto: aborda um elemento específico do turismo e o estuda de forma detalhada. É qualquer propósito de ação definido e organizado, de forma racional que permite determinar os custos e benefícios de um investimento. Estabelece os passos, os envolvidos, os recursos necessários, os responsáveis pelas
atividades, os estudos de viabilidade (ver também Capítulo V – Orientação para Apresentação de Projetos
Turísticos)
POLÍTICA DE TURISMO
•
Até a década de 20, a participação do Estado na economia era ínfima, sendo responsável apenas por regulamentar o mercado. Com a depressão econômica de 1929 e a Segunda
Guerra Mundial, as grandes potências econômicas do mundo entram em crise e a iniciativa pública percebe a